Quase 02 anos depois da última edição, o OCUPAR GRAMADOS volta a ocupar os ociosos e verdes gramados da capital capixaba. Desde maio de 2012 muita coisa aconteceu. Dentre tantas coisas vale lembrar os debates eufóricos da proposta apresentada à ZEE-08 em Vitória (01), passando pelas manifestações de Junho, que aqui, pediam principalmente, dentre tantas pautas, o fim do Pedágio da Terceira Ponte (02), até, mais recentemente, as propostas de intervenção nos Galpões do Porto apresentadas pelo Governo do Estado e pela própria CODESA (03) e da 4ª Ponte (04).
Enquanto isso os grandes projetos de infra estrutura proposto pelas entidades competentes aqui de Vitória continuam dando ênfase ao uso irrestrito do automóvel. Ao mesmo tempo em que a grande proposta de campanha para se resolver a mobilidade urbana na Capital é unicamente, a implantação do corredor exclusivo para os mesmos ônibus que trafegavam antes. Aparentemente, o que muda? Somente a possibilidade de se embarcar no lado esquerdo dos ônibus, com as mesmas possibilidades de itinerário, com as mesmas demoras e o que é pior: com a mesma quantidade crescente de carros nas ruas.
Portanto, temas importantes como a implantação de outros modais de transporte urbano, como o aquaviário, como a bicicleta, como o teleférico (04), etc. continuam completamente fora da pauta de discussão da administração estadual e municipal. A implantação desses grandes projetos de infra estrutura continuam deixando como resquício grandes espaços verdes ociosos.
O OCUPAR GRAMADOS propõe então que nos encontramos no próximo dia 09 de NOVEMBRO de 2013 no cruzamento das Avenidas Saturnino de Brito e da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
Exibir mapa ampliado
Ali é somente mais um espaço ocioso gerado pela estrutura viária da Avenida Saturnino de Brito. Uma barreira imensa de asfalto separa o mar do restante da cidade. De um lado alguns quiosques que ainda resistem na Curva da Jurema, a Praça da Ciência, algumas quadras para a prática de esportes, as rampas de skate, o Bob`s, a Feira, e de outro lado, a Praia do Canto. Um fluxo gigantesco de automóveis divide esses usos de um lado, e o restante do bairro de outro, fazendo a travessia de um lado a outro da pista tomar alguns insuportáveis minutos. Talvez seriam tão mais insuportável se não tivéssemos aquela vista espetacular das Ilhas do Frade e do Boi.
A segregação do espaço público, o automóvel, os Condomínios Fechados do outro lado da rua, esvaziam o espaço público, gerando lugares de extrema beleza mas lamentavelmente ociosos. A Av. Saturnino de Brito é isso. Ahhh Saturnino de Brito, o engenheiro naturalista do Novo Arrabalde. Ele que projetou toda aquela nobre área da região da Praia do Canto, hoje poderia presenciar o esvaziamento diário dos espaços públicos. Não só toda a orla da Praia do Canto, mas muitos outros espaços públicos da Cidade.
Por isso. No próximo dia 09 de NOVEMBRO, traga sua cadeira de praia, sua canga e traga boas idéias para a cidade, traga sua disposição para mostrar à nossa cidade que ao mesmo tempo que ocupamos, lutamos por uma cidade mais justa!
OCUPAR GRAMADOS - O RETORNO
QUANDO: 09 de NOVEMBRO de 2013
AONDE: Av. Saturnino de Brito com a Av. Nossa Senhora dos Navegantes (em frente ao MacDonalds.)
QUE HORAS: a partir das 16hrs.
LINKS
(01) - http://diariodaenseadadosua.blogspot.com.br/2012/11/ampliacao-do-shopping-vitoria-4.html
(02) - http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/06/manifestacao-leva-100-mil-ruas-de-vitoria-e-minoria-destroi-cidade.html
(03) - http://seculodiario.com.br/13719/13/representantes-da-sociedade-civil-rejeitam-intervencoes-no-porto-de-vitoria - https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1383434_546153545460357_336177490_n.jpg
(04) - http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/09/quarta-ponte-tera-ciclovias-e-fica-pronta-em-2018-diz-governo-do-es.html